ICABODE, FOI-SE A GLÓRIA DE DEUS.

04/07/2011 20:55

 

O texto de referencia de nosso estudo está em: 1 SAMUEL 4:18-22.

Por volta de 1100 a.c no tempo do sacerdote e juiz Eli, os filisteus promoveram uma guerra contra os hebreus e derrotaram os mesmos e tomaram posse da arca da aliança. Eli era um sacerdote do antigo testamento com um problema moderno. O reconhecimento e respeito público adquiridos por ele não se estenderam à sua forma de lidar com as dificuldades. Provavelmente tornou-se um excelente sacerdote, mas foi um mau pai. Seus filhos causaram-lhe dor e ruína. Deus mostrou os erros de seus filhos como sacerdotes, mas ele ao invés de corrigi-los foi conivente e permissivo a respeito de suas ações. Deus então o avisa que por causa de sua conduta ele e seus filhos seriam punidos. Quando lhe chega o aviso da morte de seus filhos e da perda da arca da aliança, o indolente Eli se assusta e cai da cadeira e morre com o pescoço quebrado. Ele estava prostrado fisicamente pelo excesso de gorduras espiritualmente pois o mesmo havia trocado o foco de sua adoração, pois para ele a Arca da Aliança tornou-se uma relíquia a ser protegida ao invés de uma lembrança do Protetor. Sua fé foi trocada do Criador para a criação. Pode ser mais fácil adorar coisas a que podemos ver , sejam edifícios , pessoas, ou a própria  Escritura; porém  tais objetos  tangíveis  não tem qualquer poder em si mesmos. A bíblia em suas mãos pode ser apenas um livro religioso, ou a afiada e efetiva palavra de Deus. Sua atitude em relação a ela é moldada pela sua comunhão com o Senhor.

        Sua nora estando grávida quando soube do ocorrido, começa um trabalho de parto prematura e quando a criança nasce lhe da o nome de Icabode ou Icabó em algumas versões que significa “foi-se a Glória de Deus.”

        Quantas pessoas que já aceitaram Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas e foram cheias do Espírito Santo e separadas para algum Ministério na obra do Senhor começaram bem, inspiradas, virtuosas e totalmente focadas na vontade do Senhor e que derepente em algum determinado momento de suas vidas se perderam como o Sacerdote Eli, e como o mesmo passam a viver apenas de seu status conquistado no período inspirador do Espírito. Essas pessoas de repente se deparam como Eli com a palavra Icabode.

        Alguns exemplos bíblicos podem ser de grande valia para a compreensão do tema.

        O caso de Saul que foi um rei ungido por Deus e começou seu reinado de forma vitoriosa mas o orgulho foi seu Icabode.

        O rei Salomão que teve um encontro com Deus e humildemente pediu sabedoria para exercer o reinado e foi premiado com isso e com um reino prospero, mas teve na devassidão do sexo seu icabode.

        Jeroboão que não era nada mas foi alçado por Deus a rei, e que o medo e a falta de confiança em Deus lhe ocasionaram a ruína, entre tantos outros exemplos nos mostram que precisamos sempre estar atentos e em comunhão com Deus. É necessário sempre uma postura reflexiva a respeito de nossa vida ministerial e com Deus. Começar como vencedor é fácil,  na corrida de cavalos existe um nome para o cavalo que começa a toda em disparada mas no meio do caminho ele perde suas forças e na reta final está entre os últimos a chegar “cavalo paraguaio”. Cuidado para não ser um cavalo paraguaio na sua vida crista, mas sim um vencedor que buscando sempre a unção do Senhor e a sua vontade permanece firme inabalável  e fiel até o fim pois somente aqueles que permanecerem até o fim receberam a coroa da justiça.

1 Timóteo 6:12 “Combate o bom combate da fé, toma posse da vida eterna , para  a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas”.

Por Jair Martins Fernandes.